CONTATO

email: wanderline@outlook.com tel: (84) 8873 9828

terça-feira, 9 de outubro de 2012

FLiQ - Feira do livro e Quadrinhos de Natal RN 2012


Convidados


Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor. Começou tardiamente sua carreira literária, já que era dedicado ao esporte, e fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e não tinha tempo para outras atividades. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na musicalidade que possuem. Em 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade de seus versos.

Carioca, formado em publicidade com especialização em direção de arte e redação, largou as agências para viver de ilustração, tendo atendido clientes (agências e editoras) de todo o Brasil, nesses 15 anos de mercado. Há 6 anos no RN, atualmente é chargista e ilustrador da Tribuna do Norte.
Autor das tiras BRUMMMMM!!! (que era publicada diariamente no O Jornal de Hoje) e O MENINO DA LAJE 8 (publicada semanalmente no jornal EXPRESSO, do grupo O Globo, no RJ).
Escritor, autor dos livros Verão Veraneio, É tudo Mentira!, Mano Celo – o rapper natalense e Uns contos de Natal. Sócio fundador da Editora Jovens Escribas e Cronista aos sábados do Novo Jornal(RN).
Roteirista de quadrinhos. Vencedor do prêmio PA.D.A. 2012 na categoria Melhor História (Cajun em “lembranças amargas”).
Pedagoga, formada pela UFRN com Especialização em Gestão Pública. Consultora na elaboração de Planos de Desenvolvimento Locais Integrados e Sustentáveis em Municípios no RN, consultora na realização do Projeto Zona da Mata Sul, voltado para a elaboração de um Pacto de Desenvolvimento desta região. Facilitadora de Cursos do SEBRAE nas áreas de Associativismo e Empreendedorismo.
Atuou como Coordenadora Pedagógica na realização das Oficinas SEBRAE de Empreendedorismo e no processo de readequação metodológica da Oficina SEBRAE de Empreendedorismo. Consultora ainda no Projeto URBE, voltado para o recorte territorial urbano em áreas metropolitanas.

É autor de Aú, o capoeirista, O Cabra, Jayne Mastodonte e Rota 66. Vencedor por duas vezes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nas categorias Cartoon, em 1994 e Charge, em 2000; foi premiado também em diversos salões de Humor no Brasil e no exterior.     Autodidata já foi programador visual de blocos na Bahia, diretor de arte em agências de publicidade, ilustrador do extinto jornal Bahia Hoje e do Correio da Bahia. Trabalhou como ilustrador da Agência África, colaborou com as revistas Bundas e Pasquim 21.
Seus trabalhos fazem parte dos acervos do Museu of Cartoon Art - Boca Raton (Flórida, EUA), Gibiteca do Henfil (São Paulo-SP), Word & Pictures Museum (Massachussets, EUA), e do livro, “Uma História do Brasil através da Caricatura”. Atualmente, cuida de suas publicações e realiza trabalhos como free-lancer.

Nascido em São Paulo, no ano de 1977, mudou-se para Bauru no final de 1985. Formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista, em 1999; começou a sua carreira de cartunista e ilustrador no Diário de Bauru. Em 2000, voltou a São Paulo para atuar como designer gráfico na Editora Abril, e nesse mesmo ano, começou a colaborar como ilustrador e cartunista em diversas publicações: Veja, Forbes, Le Monde Diplomatique, Recreio, Placar, Playboy, Sexy, VIP, entre outras. Colabora desde 2005 com a Folha de São Paulo e publica diariamente, desde 2000, no jornal esportivo LANCE!
Lançou 3 álbuns de história em quadrinhos: CÓ!/ Taxi/Birds e o mais recente e novo álbum, foi lançado recentemente pela "Quadrinhos na Cia". Já recebeu os prêmios: Troféu HQMix - Melhor Edição Única (One-Shot) - "CÓ!" , em 2009; ainda em 2009 - Troféu HQMix - Desenhista Revelação; em 2010, Troféu HQMix - Melhor Edição Única (One-Shot) - "Taxi"  e o Troféu HQMix - Melhor Caricaturista e em 2011, Troféu Angelo Agostini – como  Melhor Cartunista.
Nasceu em 1957, em João Pessoa-Paraíba. Em 1975 criou a personagem de tiras humorísticas Maria. Editou fanzines e revistas independentes, publicou em jornais diários artigos e tiras. Em 1995, criou a editora Marca de Fantasia, que publica fanzines, álbuns, revistas e livros. É autor do livro O que é fanzine, pela editora Brasiliense, e outros sobre fanzines e humor, lançados pela Marca de Fantasia. É Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. Ensina no curso Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado em Comunicação da UFPB.
Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros    do Hawaii. O nome  fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que frequentavam o bar da faculdade.
Os 25 anos de carreira estão materializados em 19 CDs e 6 DVDs. O sucesso destes discos deu à banda 8 Discos de Ouro, 1 Disco de Platina e 3  DVDs  de   Ouro.
Apesar de se considerar, principalmente, um compositor, Humberto é músico  autodidata, e, nas várias  fases de  sua  carreira,  já  tocou  baixo,  guitarra,  viola  caipira,  violão,  teclados,  bandolim,  harmônicas  e  acordeon.
Ao final da tourné do disco Novos Horizontes, em 2008, Humberto anunciou  que os  Engenheiros do Hawaii  fariam  uma  pausa  por  tempo  indeterminado.  Deste então, tem viajado com o projeto Pouca Vogal, uma parceria com Duca Leindecker.  O duo já lançou CD e DVD gravados ao vivo em Porto Alegre;
Paralelamente  a seu      trabalho  como  músico,  Humberto Gessinger  já lançou  quatro  livros: "MEU  PEQUENO  GREMISTA"  fala  de sua paixão pelo  Grêmio; "PRA SER SINCERO"  reúne  autobiografia,  123     letras    comentadas     e um ensaio  escrito  pelo professor Luís  Augusto  Fischer;  "MAPAS DO ACASO",  ao  lado de  memórias  e  reflexões  divididas em "notas  mentais  para  uma      próxima  vida",  traz   45 letras comentadas. Seu mais    recentelivro se chama NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE.

Chargista do Novo Jornal. Ilustrador, quadrinista e designer; membro do Grupehq. Mestre em Educação (UFRN); Co-autor do livro Já Era Collor e autor do livro Humor Diário.     Premiado nos salões de humor da UNACON/DF, Volta Redonda/RJ, Natal além de menções honrosas em diversos salões. Também produz charges animadas para a TVU/UFRN e mantém o blog Sorriso Pensante (www.ivancabral.com).
Seus primeiros versos escritos surgiram quando ele ainda morava na cidade de Montanhas, isso nas aulas de literatura. Em 2005, Izaías publica seus primeiros trabalhos e de lá pra cá tem se tornado uma das figuras mais importantes da literatura potiguar contemporânea, já foi menção honrosa nos concursos de poesia Othoniel Menezes e Zila Mamede, e o segundo lugar no concurso Cosern Literatura de cordel.
Em 2006, Izaías criou a Chico Editora (especializada em publicação de cordel dele e de outros autores) nesse mesmo ano veio o primeiro convite para participar de uma feira literária (a Primeira Bienal do Livro da Paraíba), desde então o escritor já viajou o país inteiro divulgando o cordel brasileiro em eventos literários, tais como: Feira do livro de Ribeirão Preto, Bienal do livro de Salvador, Bienal do livro de fortaleza, Bienal do livro do Pernambuco, Bienal do Livro de Natal, Bienal do Livro do Rio, Feira do livro de Brasília.
O Cordelista já tem mais de 50 títulos publicados, entre eles As ignorâncias de Seu Lunga, As perguntas do vigário e as respostas de Camões, Alien e predador versus lampião I e II e As férias de Bin Laden passou em Natal. Tem três livros publicados: Chico Catatau; Como eram os animais, e A briga do sabão com o sabonete, além de um CD de causos intitulado Um catatau de cordéis.
Mineiro de Resplendor, vive em Natal desde 1976. Jornalista e escritor, Mestre em Tecnologia da Educação, professor aposentado do Depto. de Educação da UFRN. É ex-diretor da TV-Universitária de Natal.
Membro de vários espaços culturais: Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN),  Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA) e União Brasileira de Escritores-UBE/RN. Participa do Movimento Poetas Del Mundo, nomeado Cônsul da Poesia de Parnamirim/RN.
Livros de poemas infantis publicados: O Mundo em minhas mãos (Ed.Bagaço/Recife); A Cozinha da Maria Farinha (Paulinas/SP); Poemares (Dimensão/BH); Poetrix (Dimensão/BH). Humor para adultos: Quem brinca em serviço (Sebo Vermelho/Natal).
Graduado em Artes Visuais (UFRN) e Mestre em Artes Cênicas também pela UFRN. É professor da UFRN da graduação.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase nos seguintes temas: Artes Visuais, História em quadrinhos e ilustração.
Alguns trabalhos publicados: Revista Maturi Nº 5; Revista Mosaico (HQ: Eu);  Predators - Official TPB – Encadernado de 3 mini-séries; Predators - Prequel (Mini-série em 4 edições),  Revista Maturi Nº 2,  Revista Maturi Nº 1.
Jornalista, pesquisador e quadrinhista. Mestre em Jornalismo pela UFSC com dissertação sobre o discurso da reportagem de Joe Sacco.
Desde 2011 pesquisa quadrinhos de não ficção no doutorado em Comunicação da ECA/USP, como bolsista FAPESP. É autor das HQ’s Destroços, Best Seller e A Maldição dos Sapos.
Agrônomo, pesquisador e poeta de Nova Floresta-PB. Kydelmir fez o Curso Primário em Nova Floresta (PB), continuando os estudos no Ginásio Agrícola de Currais Novos (RN) e no Colégio Agrícola de Jundiaí, em Macaíba (RN). Concluiu o curso de Agronomia na UFPB – Areia (PB). Funcionário da PETROBRAS, desde abril de 1987, trabalha em Mossoró-RN, onde reside. Publicou, além de artigos na imprensa nordestina: Livros, Plaquetes e Cordéis, sendo sócio das seguintes entidades culturais: Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel; Instituto Cultural do Oeste Potiguar, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Poetas e Prosadores de Mossoró – POEMA, Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e União Nacional de Estudos Históricos e Sociais.
Advogada de carreira, com atuação na condução jurídica de grandes empresas e corporações há aproximadamente 20 anos. Após o nascimento de seus gêmeos, descobriu a importância e o prazer que a leitura proporciona para um filho na hora de dormir.
Os contos que compõem "É hora de dormir" pretendem favorecer o reconhecimento da importância de dormir, estimulando a criança a relaxar e a dormir, para que venha mais um dia de aventura, de festa, de alegria e celebração.

Jornalista e escritor, nascido em 1963, em Fortaleza e radicado em São Paulo. Duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti. É autor entre outros livros, de “Getúlio: Dos anos de formação à conquista do poder”, “Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão”, “Maysa: só numa multidão de amores”, “O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar” e “Castello: A marcha para a ditadura”.

Nasceu em Sertânia, PE. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros”  (livro que lhe rendeu o Prêmio Jabuti 2006). Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século”.
Alguns de seus contos foram adaptados para teatro. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior. Marcelino criou a Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena.
É um dos integrantes do coletivo EDITH, pelo qual lançou, em julho de 2011, o livro de contos “Amar É Crime”. Para saber mais, acesse: marcelinofreire.wordpress.com

Graduada em filosofia e artes, mestre e doutora em filosofia. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles Filosofia em Comum (Ed. Record, 2008), Filosofia Brincante (Record, 2010), Olho de Vidro (Record 2011) e Filosofia Pop (Ed. Bregantini, 2011). É ainda professora do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie. É colunista da Revista Cult.

Cartunista e animador. Um dos pioneiros do humor na internet e Criador do site Charges.com.br e de animações exibidas em diversos programas de TV.

Historiadora, formada pela UFRN, com mestrado também em História, concluído na UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Professora de História, tendo lecionado como profª. substituta no Departamento de História da UFRN.
Pesquisadora autônoma; poeta (com dois livros publicados); contista; roteirista e letrista de histórias em quadrinhos; diagramadora; colaboradora do site Universo HQ; editora da revista eletrônica sobre cultura pop Portal GHQ: www.ghq.com.br. Responsável pelo setor de quadrinhos da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.
Nasceu a 18 de outubro de 1945, em Lajes (RN); filho de José Evaristo de Araújo e Maria Ilsa Procópio de Araújo. Estudou o Primário no Grupo Escolar Pedro II, em/Lajes RN; Ginasial e Científico – no Colégio Estadual do Ateneu Norte-Riograndense – Natal (RN); Bacharel em Jornalismo e Comunicação Social, UFRN; Licenciatura em Filosofia - não concluído na UFRN;
Consultor em Qualidade Total - USP – Fundação Carlos Alberto Vanzolini – São Paulo – 1992/93; Pós Graduação em Gestão da Qualidade Total – UFRN – 2001.
Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Instrutor de Qualidade Total, pesquisador e palestrante sobre: Rebeliões Sociais do Nordeste do Brasil e sobre a Música Popular Brasileira.
Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil.
Poeta e escritora, professora da rede pública de ensino desde 1985, foi professora formadora do Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy por cinco anos e do curso de Pedagogia da UFRN, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil, junto ao Projeto PROBÁSICO, por três anos consecutivos.
É autora de seis livros, sendo que quatro deles foram dedicados a temática ambiental e selecionados para integrar o projeto em defesa da vida do Instituto Ayrton Senna.    Atualmente é coordenadora do Projeto Agentes de Leitura junto a PUC/Rio.
É uma das finalista do Prêmio Jabuti 2012, na categoria infantil, com o livro “Mundo pra que te quero” - o Prêmio Jabuti está em sua 54ª edição e é o mais importante do país.

Jornalista especializado em quadrinhos, escreve sobre o tema desde 1990 em jornais, revistas e sites. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil. Foi editor executivo da área de quadrinhos da Conrad Editora de 2001 a 2003, sendo responsável por obras cultuadas, como Sandman e Zap Comix.
De 2003 a 2006 foi editor da revista Wizard, da Panini, e lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Editora Abril.
Em 2006, lançou o livro Maurício – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis. Atualmente, Sidney Gusman é responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50 e MSP Novos 50, entre outros. Além disso, é editor-chefe do Universo HQ (http://www.universohq.com), o principal site sobre quadrinhos do País, que venceu dez vezes o Troféu HQ Mix (de 2000 a 2007 e 2009 e 2010) em sua categoria.
Potiguar, Natalense, residente e domiciliado em Parnamirim.
Eletrotécnico, Programador, professor de computação, Técnico Judiciário Estadual, boardgamer, colecionador de jogos de tabuleiro, trilheiro e esportista de fim de semana. Amante da cultura, da história e da vida.

O cronista nasceu em Macau/RN, em 1951. É jornalista desde 1976. Tendo atuado durante 24 anos nos Diários Associados como repórter, editor, chefe de reportagem, editor geral e diretor comercial. Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, ele publica sua crônica diária n'O Jornal de Hoje.

Nasceu em Assu é artista plástico, ilustrador, caricaturista, quadrinista. Seus trabalhos mais recentes foram: em agosto de 2012, no Projeto "Agosto pra tudo", da República dos Quadrinhos a web comic Wanderland 2;  e no período de 29 de agosto a 14 de setembro de 2012, a exposição individual "Cores e formas" na Assembleia Legislativa, em Natal/RN.
Desenhista das séries: The Undertaker's Daughter, escrita por Eric Palicki; The Doorknob Society, escrita por Marc Fletcher; The Adventures of Paula Peril, publicada pelo Atlantis Studios; The Invisible Scarlet O’Neil, publicada pelo estúdio New Legends Productions; Strong Will, publicada pelo New Legends. E da nova série Blackacre, da Image Comics, com previsão de lançamento para dezembro. Vencedor do prêmio PA.D.A. 2012 na categoria Melhor História (Cajun -“Lembranças Amargas”).
Autodidata e virtualmente desconhecido até sua associação com o GRUPEHQ e o relançamento da revista MATURI. Teve sua grande chance ao ser escolhido para fazer parte do projeto MSP + 50, que dava continuidade ao álbum de reinterpretações comemorativo dos 50 anos de atividade de Mauricio de Sousa e suas criações.
Atualmente continua sua colaboração com o projeto MATURI CULTURAL, cujo sexto número foi lançado recentemente.
Nascido e criado em Natal, onde até hoje reside, procura desesperadamente encontrar tempo para se dedicar aos quadrinhos apesar dos compromissos constantes exigidos pela família e pela prática da Odontologia, profissão que escolheu.
Jornalista e escritor, nasceu no Crato-região do Cariri - e iniciou sua trajetória no Recife, como repórter policial. Atualmente é colunista da Folha de São Paulo e participa dos programas “Cartão Verde” (Tv Cultura) e “Saia Justa” (GNT).
Publicou, entre outros, os seguintes livros: Catecismo de Devoções, Intimidades & Pornografias, Se um cão vadio aos pés de uma mulher-abismo, Chabadabadá –aventuras do macho perdido e da fêmea que se acha, Modos de macho & Modinhas de fêmea, Divina Comédia da Fama, Nova Geografia da Fome.
Participou das antologias: Essa história está diferente (contos sobre canções de Chico Buarque), As melhores crônicas do século, Boa Companhia – Crônicas, Cem Menores Contos do Século, Dentro de um livro, Blônicas - crônicas de blog.
Tem parceria musical com o grupo Mundo Livre S/A e fez parte da equipe de roteiristas do longa-metragem “Deserto Feliz” (2007), filme vencedor dos festivais de Gramado (2007) e de Guadalajara (México, 2008) - dirigido por Paulo Caldas.
SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

QUADRINHOS ON LINE

Quadradinhos INK