CONTATO

email: wanderline@outlook.com tel: (84) 8873 9828

sábado, 19 de junho de 2010

ENTREVISTA QUADRADINHOS INK

Diario de Eni - desde de maio de 2010, Wanderline vem publicando HQs online em um site feito por Portugueses e brasileiro e foi feita uma pequena entrevista (via email) para o site quadradinhosbd.
Eis aqui a entrevista:
Quadradinhos Ink (Q.I.): Para começar, fala-nos um pouco de ti. Apresenta-te ao pessoal.

Wanderline Freitas(W.F.): Eu sou Wanderline Freitas, artista plástico, quadrinista, ilustrador e caricaturista, auto didacta, comecei a desenhar aos 12 anos de idade, já lá vão 24 anos dedicados à arte.Q.I.: Fala-nos um pouco sobre a tua BD/HQ que publicas aqui no Quadradinhos Ink?

W.F.: Minha estoria "Vírus do Amor" fala sobre o cotidiano das pessoas, o que pode acontecer no dia a dia de determinado personagem que não acredita que o amor possa acontecer de uma hora para outra.

Q.I.: Há quanto tempo desenhas/escreves BD/HQ?

W.F.: Nos anos 90, de tanto ler estorias em quadrinhos, comecei a tentar escrever algumas, tudo para praticar.

Na época, estava morando em uma cidade do interior e sem conhecer ninguém que trabalhasse com quadrinhos profissionalmente.

Q.I.: Tiveste algum tipo de formação em desenho/arte/escrita?

W.F.: Costumo dizer que meus professores foram as revistas em quadrinhos, foi lendo as mesmas que me veio a vontade de escrever e desenhar.

Em 2001 conheci em Natal,RN vários artistas dessa área (entre eles Miguel Rude que muito ensinou-me sobre como escrever estorias).

Q.I.: Como foi que começastes a desenhar/escrever BD/HQ?

W.F.: Acho que respondi na pergunta anterior .

Q.I.: Que ferramentas costumas utilizar? Bloco de notas? Computador? O velho papel e lápis?

W.F.: Costumo utilizar todas as ferramentas citadas.

Q.I.: Que achas desta era moderna em que quase tudo é feito em formato digital? Desenho, cores, etc...

W.F.: Acho legal mas nada substitui o artista, o formato veio para ajudar, praticamente faço toda a parte de arte final e cor usando o Photosh
Q.I.: Ainda te lembras da primeira BD/HQ que leste? Quais os teus personagens favoritos? Quando eras criança e actualmente.

W.F.: Minha primeira HQ foi do Homem Aranha em 1984 (ainda hoje tenho) e os meus personagens favoritos são Homem Aranha, Wolverine, Batman.

Ultimamente fiquei fã de Júlia (aqui no Brasil "As Aventuras de uma Criminologa") do italiano Giancarlo Berardi e descobri Calvin & Hobbes de Bill Waterson e algumas series que encontro de vez em quanto que vale a pena (Blacksad, Dangergirl entre outros)...Acho que de filme só não curto muito de terror.

Q.I.: Tens algum livro ou autor que te inspire ou que gostes de reler?

W.F.: De autor de livros gosto muito do Brasileiro Luís Fernando Veríssimo (o qual me inspirou a criar Eni Guimá) e alguns livros como O Mundo de Sophia, O Código Da Vince, O Homem Que Matou Getúlio Vargas entre outros.

Q.I.: E Musica? Quais as musicas que te inspiram, que costumas ouvir quando desenhas/escreves? Tens algum musico ou grupo favorito?

W.F.: Sou fã do cantor e compositor brasileiro Lulu Santos (pop rock)

Algumas musicas dele já serviram de inspiração para criar ou escrever algumas estorias.

Q.I.: Quais os artistas que tens como inspiração? Que outros artistas tens como referencia e admiras?

W.F.: Minha maior inspiração e o artista que gosto muito é Frank Miller (apesar de hoje em dia o trabalho dele como escritor não estar me agradando muito) mas o Cavaleiro das Trevas, Batman - Ano Um, A Queda de Murdock, Sin City, para mim são classicos.

E,claro, a arte de Will Eisner também está nas minhas referencias.

Q.I.: Para terminar, tens algum conselho para quem quer aprender a criar BD/HQ?

W.F.: Comece, pratique, pesquise, não pare pois a cada dia surgem novos artistas, se você achar que está bom pode parar no tempo e perder o espaço que queria.

Q.I.: Obrigado por esta pequena entrevista, Wanderline.
E espero continuar a ler mais Hqs tuas por aqui.

[Last edited May 11, 2010]
A imagem de marca de um grupo de artistas de Portugal e Brasil que embarcaram numa aventura sobre quadradinhos... ou quadrinhos.

Nenhum comentário:

QUADRINHOS ON LINE

Quadradinhos INK